Já dizia o poeta Vinícius de Moraes: “O whisky é o melhor amigo do homem, ele é o cachorro engarrafado”.
Você concorda?
Nem tanto ao céu, nem tanto à Terra.
Álcool em excesso pode fazer mal, e o nosso saudoso poeta brasileiro tinha problemas com bebidas, mas…
… o objetivo desse texto é outro: revelar o nome de uma substância que está escondida no whisky Bourbon e que pode enxugar a sua próstata.
Como assim?
É que o whisky leva milho na composição, e, durante o processo de envelhecimento, a bebida passa por diversos barris feitos com a madeira de árvore carvalho.
E é por isso que, sim, essa bebida contém uma substância natural gordurosa produzida por plantas que pode ajudar homens a se livrarem do pinga-pinga urinário.
O nome dessa substância é beta-sitosterol.
Mas, calma! Não recomendamos que você exagere na dose. Até porque excesso de álcool pode ser inflamatório e prejudicar a sua saúde.
Quer saber quanto você pode tomar de whisky? Se você não tiver problemas de alcoolismo, claro, até uma dose por semana. Quanto menor a ingestão de álcool, melhor.
Agora, para homens que realmente desejam combater os desconfortos urinários causados pela próstata inchada (o que talvez seja o seu caso) eu costumo recomendar o óleo de sementes de abóbora, uma fonte natural ainda mais rica em beta-sitosterol do que o whisky e livre de efeitos colaterais.
Como o beta-sitosterol funciona?
Bom, hiperplasia prostática benigna (HPB) é o diagnóstico que o homem cuja próstata cresceu além da conta recebe.
Aqui no Brasil, quase metade da população masculina entre 51 e 60 anos tem problemas com o aumento desta glândula.
Após os 80 anos então, quase 90% têm a próstata inchada.
Com o passar do tempo, essa condição vai trazendo sintomas como jato fraco, sensação constante de bexiga cheia, sono interrompido e queda do desempenho sexual.
E você por acaso já se perguntou qual seria uma das causas desse pesadelo?
Uma enzima traiçoeira chamada 5-alfa-redutase, responsável por fazer a sua próstata aumentar de tamanho com o avançar da idade.
Quando essa enzima está em alta no organismo, ela faz uma bagunça nos hormônios e transforma a sua testosterona em um outro hormônio chamado DHT.
Entenda, o DHT, quando em quantidades normais, é importante para os homens.
Mas, quando está em excesso, pode causar grandes problemas, inclusive o crescimento desenfreado da próstata.
E onde é que entra o tal de beta-sitosterol?
Dentro do seu corpo, o beta-sitosterol age fazendo com que a enzima 5-alfa-redutase pare de transformar toda a sua testosterona em DHT.
Estudos confirmam a eficácia do beta-sitosterol na redução do inchaço e dos desconfortos de próstata.
Em um deles, realizado pela Ruhr-University Bochum (Alemanha) – publicado pelo jornal científico The Lancet –, pesquisadores acompanharam 200 homens com problemas associados a uma próstata envelhecida.
Os médicos deram beta-sitosterol à metade do grupo, enquanto a outra metade tomou placebo.
E o resultado? O grupo que foi tratado com beta-sitosterol teve uma melhora na vontade perturbadora de urinar 3,5 vezes maior em comparação ao grupo do placebo.
Interessante, não é?
Ah, e eu não vou embora sem antes ensinar como você pode colher os benefícios do beta-sitosterol.
Para prevenir problemas de próstata, inclua punhados de sementes de abóbora na sua alimentação.
Agora, se você já está sofrendo com os sintomas causados pela próstata aumentada, eu indico a suplementação do óleo de sementes de abóbora concentrado em cápsulas.
Se você ficou interessado em tomar este suplemento alimentar, procure saber sobre a concentração de beta-sitosterol do produto escolhido por você.
Resultados mais consistentes são obtidos com concentrações acima de 43%.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.